Como aumentar a lucratividade do seu negócio? Confira algumas dicas! 

Não há segredos sobre os objetivos de um empresário: obter lucros em seu negócio. Aumentar a lucratividade de uma empresa é um dos maiores desafios dos empreendedores e dos responsáveis pelas decisões em uma organização.

É um trabalho que envolve uma gestão eficiente dos recursos, otimização dos processos da organização e divulgação adequada de produtos. Bastante coisa, não é?

Pensando na complexidade do assunto, separamos algumas dicas para que você aprimore o operacional do seu negócio e aumente a lucratividade de forma satisfatória.

Acompanhe a leitura! 

A gestão do estoque precisa ser eficiente, para que gere lucratividade

Você já ouviu falar que estoque é dinheiro parado? Todo empresário precisa ter noção que manter mercadorias no estoque é um custo para empresa. 

Por isso é preciso manter um equilíbrio no controle das quantidades, pois do mesmo jeito que a falta de um item pode atrapalhar uma venda, o excesso de mercadorias é um gasto desnecessário para a empresa. 

Itens encalhados podem gerar uma queima de estoque, onde a margem de lucro é reduzida sim, mas há um giro de produtos. A empresa perde consideravelmente, mas pelo menos os produtos não ficam parados. 

Contar com uma ferramenta para controle de estoque evita gastos desnecessários e identifica a ocorrência de eventuais desvios e furtos. O mais indicado é utilizar um sistema para essa finalidade, que otimize um inventário e gerencie as entradas e saídas de todos os produtos do estoque. 

Utilizando um sistema para fazer o controle de todos os itens do estoque você terá mais organização e mesmo que você tenha milhares de itens, você terá um bom controle sobre eles. Porém tudo vai depender de um cadastro manual inicial, que é muito importante. 

Esse cadastro deve conter nome, descrição, código de produto, quantidade, desconto máximo por alçada, possibilidade de formação do preço de venda, e outras informações que você julgar necessário. 

Essas informações podem gerar relatórios, e assim o gestor poderá acompanhar indicadores e por meio deles, definir estratégias e novas ações para conseguir melhores resultados para o seu negócio. 

Invista em ações de marketing 

Outra forma de aumentar a lucratividade da empresa é investir em divulgação e marketing. Campanhas que atraem clientes são essenciais, afinal são eles que consomem os produtos da sua empresa e fazem o negócio gerar.

Um negócio que não atrai novos clientes se estagna, e coloca em risco o faturamento saudável e pode ter a continuidade de suas atividades muito ameaçada. 

Por isso, invista em ações de marketing de acordo com o seu público alvo e que sejam apropriadas aos produtos que você oferece. Contrate uma agência se for necessário. Pode ser que anúncios na internet tenham uma efetividade maior do que propagandas em revistas. O marketing digital está em alta e atrai bastante clientes por meio de canais online. 

Faça presença nas redes sociais, atualize constantemente seus perfis com fotos atuais, dia a dia da empresa, e tenha um site organizado e atualizado, com as informações da sua empresa e um catálogo de itens comercializados. 

Invista em marketing de relacionamento, para se aproximar dos clientes que você já tem e use o e-mail marketing para enviar mensagens e promoções exclusivas para os seus contatos, a fim de melhorar o relacionamento com sua base de clientes, com o objetivo de influenciar suas decisões de compra. 

Amplie suas vendas 

A estratégia de atrair clientes não envolve apenas as iniciativas de marketing, pois para obter resultados superiores o ideal é integrar os processos de marketing e vendas. Nesse ponto, o gerenciamento de informações eficiente é crucial para fazer avaliações frequentes dos resultados e elaborar ações com maiores chances de sucesso. 

Não adianta atirar para todos os lados, é preciso conhecer a preferência de seus consumidores, pois isso vai ajudar muito na sua tarefa. 

Mostre o valor dos seus produtos e treine sua equipe para que ela seja cada vez mais educada e polida. Tente fidelizar quem já é seu cliente, com promoções de desconto em aniversários e associar vendas a compras que essa pessoa já faz. 

Procure conhecimento, ensine novas metodologias de vendas para seus colaboradores para inseri-los em um novo contexto de varejo, para que eles possam entender as dores dos clientes, ouvi-los e conduzi-los no funil de vendas até a concretização da venda por fim. 

Invista em inovação e tecnologia 

Nosso mundo está cada vez mais tecnológico e cheio de novidades, e deixar de investir em novas soluções e ferramentas é pedir para ficar para trás. 

Essas novidades surgem para melhorar gestões internas, relacionamento com o cliente e aumentar a lucratividade do seu negócio. 

Por isso, se você quer ver a sua empresa crescer é preciso acompanhar quais são as principais novidades do mercado tecnológico, independente da sua área de atuação. 

Adote a melhoria contínua

Adquira uma política que diz respeito a tomada de decisões e ações que visem melhorar os processos e operações dentro da sua empresa. 

Esse é um conceito japonês que tem por objetivo tornar os resultados melhores, com mais eficiência, seja na parte de produtos, serviços ou processos e alguns fatores são fundamentais. 

É preciso ter foco para estudar os pontos de melhoria do seu negócio e ter uma metodologia de medição, de forma a saber exatamente o que está procurando. 

Esses princípios podem ser adotados por uma série de medidas ao longo da cadeia produtiva, como por exemplo a adoção de um sistema ERP, que pode auxiliar no processo de compras, mostrando pontos de gargalo e apontando mudanças que devem ser feitas. 

Redução de custos operacionais 

Aumentar os lucros não é só se preocupar com o aumento de vendas. Para conseguir potencializar isso, é preciso conseguir um equilíbrio e isso implica em reduzir os custos operacionais. 

Algumas operações podem ter seus custos reduzidos com ações que podem parecer simples, mas que surtam diversos benefícios para a sua empresa. 

Você precisa buscar ter uma máquina organizacional diferenciada, que seja capaz de trazer resultados maiores com menos desperdícios, alinhando estratégia, investimento e economia, que é um tripé fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. 

Saber como aumentar a lucratividade da empresa não é impossível, e envolve vários pontos complexos, como vimos acima.

Mas se você souber colocar em prática essas medidas essenciais terá excelentes condições de ver seu faturamento aumentar e seu negócio prosperar de forma efetiva. 

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