Confira algumas dicas pontuais que vão ajudá-lo a entender como criar e vender cursos online com sucesso.
Você quer aprender como criar e vender cursos online? Esse é o primeiro passo para aproveitar a forte tendência do ensino pela internet – que é uma área lucrativa e com muitas oportunidades a serem exploradas.
Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas pontuais de como criar e vender cursos online com sucesso. Confira!
Como criar e vender cursos online?
1. Comece do começo
Se você deseja que seus cursos online vendam, não deve se concentrar apenas em marketing. Todos os aspectos do curso – desde o título e tipo de conteúdo até o preço – precisam de igual atenção.
Portanto, comecemos pelo princípio: você precisa criar um tópico para o curso. Contanto que você tenha conhecimento suficiente sobre o assunto, você pode compartilhar esse conhecimento e aumentar seus lucros por meio de cursos online.
Sem surpresa, há um problema: o tópico precisa ser do interesse do seu público-alvo. E isso nos leva para a próxima dica.
2. Analise seu público
Poucas estratégias de negócios podem ter sucesso sem pesquisa de mercado e público. Seu curso online deve ter um objetivo principal: oferecer valor aos consumidores finais. Então, você precisa saber o que eles querem.
Você deve conhecer seus clientes, analisá-los, aprender sobre seus desejos e necessidades, seus pontos fracos e, então, oferecer conteúdo que seja valioso para eles. É a partir disso que poderá criar e vender cursos online com sucesso.
3. Faça um teste
A principal razão pela qual os líderes empresariais decidem não criar um curso online é o medo do fracasso. Os cursos online exigem tempo e esforço para serem criados e podem ser um problema real se não venderem.
Você pode superar esse problema fazendo um teste simples com seu curso online. Se você tem um tópico em mente, crie um esboço para o curso e comece a vendê-lo previamente. Pode ser um indicador claro se há algum interesse no tópico e pode ajudá-lo a desenvolvê-lo ainda mais.
Você pode até lançar um curso piloto e vendê-lo com desconto. Se gerar interesse, você pode pedir feedback aos participantes.
4. Crie um curso online
Depois de analisar o público e fazer um teste, finalmente é hora entender melhor como criar e vender cursos online. Para isso, é uma boa ideia passar algum tempo pensando sobre o propósito do seu curso. O que seu público aprenderá com isso? O que eles vão ganhar?
Depois de determinar o objetivo, separe o tópico do curso em blocos de informações fáceis de digerir. A maneira mais simples seria separar o tópico em capítulos distintos e, em seguida, dividir os capítulos em lições menores.
5. Incremente o seu curso
Um curso online pode ser na forma de um webinar simples onde você ensina uma lição, faz um discurso educacional e, em seguida, talvez responda a algumas perguntas. Mas pode ser muito mais do que isso.
A melhor maneira de incrementar seu curso online é apresentando conteúdo interativo que estimula o envolvimento e torna suas aulas mais interessantes.
Crie um questionário que os participantes do curso possam responder no final da aula, teste os seus conhecimentos por meio de jogos educacionais ou use recursos visuais interativos para mostrar seus pontos.
Uma coisa simples como essa pode aumentar significativamente o valor do seu curso online, e você poderá vendê-lo por um preço muito mais alto.
6. Decida como você compartilhará seu curso
Esta é uma decisão importante quando falamos de como criar e vender cursos online, pois pode impactar a lucratividade geral do seu curso. Ao decidir como você o compartilhará, você terá algumas opções diferentes.
Você pode tentar optar pela auto hospedagem, o que exigirá que você crie e mantenha seu próprio site. Embora plataformas como o WordPress possam tornar a criação de um site fácil, mantê-lo requer algum conhecimento e pode ser mais trabalhoso do que vale a pena.
Sua próxima opção é enviar seus cursos para marketplaces de cursos online – como Udemy ou Hotmart. Dessa forma, você tem acesso a uma plataforma com todos os recursos que precisa para hospedagem, venda e execução do curso.
7. Determine seu preço
O preço do seu curso tem um grande impacto no número de participantes que você atrai. Então você deve ter muito cuidado aqui.
O preço nunca deve ser muito baixo. Em primeiro lugar, você achará difícil obter lucro se for muito barato. Em segundo lugar, um preço baixo geralmente implica em baixa qualidade, e você não quer que seu público-alvo pense que você não tem nada de valor a oferecer.
Obviamente, se o preço for muito alto, muitos clientes em potencial se sentirão desencorajados a participar. Por isso, é precisamente aqui que a pesquisa de público pode ser muito útil.
8. Invista em marketing
Depois de concluir todas as etapas acima e criar um curso online com potencial para vender, você deve implementar uma ótima estratégia de marketing.
Use sua lista de e-mail, faça suas contas de mídia social funcionarem, aprimore seu SEO, invista em anúncios e muito mais. Ter como alvo o público certo com as mensagens de marketing certas é a única maneira de vender seu curso online, portanto, certifique-se de desenvolver uma estratégia de marketing abrangente.
9. Planeje a gestão do seu curso online
Por fim, a última dica de como criar e vender cursos online é dar a atenção necessária para as rotinas de gerenciamento do projeto. Ou seja, é preciso controlar os gastos, entradas de recursos, recolhimento de impostos e outras atividades burocráticas envolvidas.
Para isso, você pode contar com o auxílio de um escritório de contabilidade. Entenda como o Conta a 2 pode ajudá-lo a alcançar o sucesso no mercado de cursos online!