O que uma escrituração contábil pode fazer pela minha empresa?

Entenda de maneira simples porque a escrituração contábil não pode faltar no seu negócio

O processo de escrituração contábil pode representar uma maior organização em processos contábeis da sua empresa

Esse processo é o registro e organização sistemática de transações financeiras em uma empresa
A escrituração contábil é o registro, no dia-a-dia, das transações financeiras e das informações relativas a uma empresa. Ele garante que os registros das transações financeiras individuais sejam corretos, atualizados e abrangentes. A precisão é, portanto, vital para o processo.
A escrituração contábil fornece a você, empresário, as informações a partir das quais as contas são preparadas. É um processo distinto, que ocorre no âmbito mais amplo da contabilidade.
Cada transação, seja uma questão de compra ou venda, deve ser registrada. Normalmente existem estruturas definidas que são chamadas de “controles de qualidade”, que ajudam a garantir registros precisos e oportunos.

Obrigações em relação a uma Escrituração Contábil

Essencialmente, a escrituração contábil significa registrar e rastrear os números envolvidos no lado financeiro da empresa de forma organizada. É essencial para empresas, mas também é útil para indivíduos e organizações sem fins lucrativos.
A escrituração contábil de uma empresa registraria todas as transações incluindo:

  • Pagamentos de despesas a fornecedores;
  • Pagamentos de empréstimos;
  • Pagamentos de clientes para faturas;
  • Monitoramento de depreciação de ativos;
  • Criação de relatórios financeiros.

Escrituração e contabilidade são frequentemente ouvidas como sendo usadas de forma intercambiável, no entanto, contabilidade é a prática geral de gerenciamento das finanças de uma empresa ou indivíduo, enquanto a escrituração contábil se refere mais especificamente às tarefas e práticas envolvidas no registro das atividades financeiras.

Por que a escrituração contábil é importante?

Embora possa parecer óbvio, uma escrituração contábil detalhada e completa é crucial para empresas de todos os tamanhos. Aparentemente simples, a escrituração contábil rapidamente se torna mais complexa com a introdução de impostos, ativos, empréstimos e investimentos.
Rastrear as atividades financeiras de uma empresa é o objetivo mais verdadeiro da escrituração contábil, o que significa que permite que você mantenha um registro atualizado dos valores atuais de entrada e saída, valores devidos por clientes e pela empresa e muito mais.

A escrituração contábil tradicional

A escrituração contábil tem uma longa história como parte integrante da contabilidade. Tradicionalmente, envolve livros-razão, planos de contas e um sistema de registros duplicados. 
Quando ocorre de forma tradicional, para cada transação deve haver um documento que descreve uma transação comercial. Isso pode incluir uma fatura de venda, recibo de venda, uma fatura de fornecedor, um pagamento de fornecedor, pagamentos bancários e diários.
Esses documentos acompanhantes fornecem o caminho exato que uma averiguação deve percorrer para cada transação e são uma parte importante da manutenção de registros precisos no caso de uma auditoria.

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