Saiba como criar um infoproduto de sucesso

Criar um infoproduto de sucesso requer atenção ao planejamento. Confira algumas dicas. 

Quer empreender no ambiente digital e está com dúvidas sobre como criar um infoproduto? Esse termo está relacionado a tipos de conteúdo que podem ser vendidos pela internet, como e-book, curso online e outros. 

Para criar um conteúdo de forma adequada é importante ter planejamento, afinal, será necessário pesquisar sobre o seu público, definir o formato ideal, produzir o material, entre outras etapas. Continue a leitura para ver dicas sobre como criar um infoproduto de sucesso! 

Tipos de infoproduto 

Antes de mais nada, vale a pena conhecer alguns tipos de infoproduto que você pode desenvolver. A escolha dependerá dos seus objetivos com o material, perfil do público e orçamento. Veja, a seguir, os principais!

E-book 

E-book é um livro digital que tem alcançado bastante espaço no ambiente online. Há e-books de variados segmentos como culinária, marketing digital, viagem, entre outros. 

Ele pode ser desenvolvido para a venda ou fazer parte da estratégia de divulgação. Alguns produtores disponibilizam o material gratuitamente para atrair a audiência e depois vender o produto principal, que pode ser um curso online, webinar, etc.

Curso online 

Esse é outro formato de infoproduto que tem uma boa procura. Segundo informações da plataforma Hotmart, o curso online foi o sétimo tipo de produto mais vendido na internet em 2020. 

A estratégia consiste em oferecer um programa de ensino que pode ser hospedado em plataformas específicas para EaD, ou em um site próprio. Os temas abordados podem ser diversos, tais como receitas culinárias para vender, exercícios para emagrecer, desenvolvimento de negócio, entre outros. 

Webinar

É um evento online que pode ter palestras, entrevistas, etc. Ele pode ser feito de forma gratuita ou com a cobrança de ingresso. Para ter sucesso nessa estratégia é necessário definir uma boa programação e contar com um sistema adequado para a transmissão. 

Produtos em áudio

Podcasts têm se tornado bastante populares nos últimos tempos e podem abordar temas variados. Além desse formato, também há os audiolivros, que podem ser vendidos em plataformas específicas. 

Como criar um infoproduto 

Como falamos anteriormente, criar um infoproduto envolve planejamento. Algumas etapas significativas nesse processo são: 

  • definir o tema;
  • identificar o público; 
  • estabelecer o formato e a linguagem correta;
  • produzir o conteúdo; 
  • alcançar a sua audiência.

O infoproduto deve ter o objetivo de resolver as dores de determinado grupo. Por isso, ao definir o tema, é fundamental levar isso em consideração. “Quais são as necessidades do seu público?”, “Como o seu material poderá auxiliar nisso?”, “Qual o melhor formato para transmitir esse conhecimento?”. Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas antes da criação do seu infoproduto. 

Por exemplo, para ter sucesso com um material sobre empreendedorismo para iniciantes será preciso auxiliar a vida das pessoas que estão começando nesse mercado com dicas sobre como abrir o negócio, fazer a formalização, estratégias de divulgação e marketing digital, entre outros pontos.

Escolha um nicho e defina o tema

Uma dica sobre como criar um infoproduto e ganhar dinheiro com isso é escolher o nicho certo. Alguns segmentos em alta, atualmente, são: 

  • negócios;
  • finanças; 
  • culinária;
  • emagrecimento.

Após a definição do nicho, é necessário estabelecer o tema do seu infoproduto. Faça pesquisas para identificar tendências e entender o que as pessoas esperam de materiais desse segmento. 

Também é importante analisar a concorrência. Veja os conteúdos que já são produzidos sobre o assunto e o que eles oferecem, e busque formas de agregar valor ao seu produto, seja com a qualidade do material, seja com expertise do instrutor, etc. 

Entenda os interesses do seu público

Conhecer a sua persona será essencial para estabelecer o formato ideal do infoproduto, bem como, a linguagem dele. Além disso, esse conhecimento será significativo para definir ações de divulgação para alcançar a sua audiência e vender o produto.

Quando falamos em conhecer a persona, tal fato vai além de idade e gênero. É importante analisar hobbies, interesses, canais em que ela consome conteúdo e, principalmente, quais são as dores dela. 

Faça a produção 

Outra dica sobre como criar um infoproduto de sucesso é planejar um conteúdo de qualidade e que seja atrativo para o público-alvo. Para isso, estabeleça os tópicos que serão abordados no material, busque referências sobre o assunto e faça uma produção de qualidade. 

Essas etapas devem ser aplicadas independentemente do formato do seu infoproduto. Um e-book, por exemplo, precisa ter um conteúdo bem escrito e com uma boa diagramação, o que envolve escolha de fontes, imagens, cores, etc. 

Já um curso online ou webinar deve ser produzido com qualidade de áudio e vídeo. Ter um material com o som ruim e com a imagem escura, por exemplo, prejudicará a experiência do seu público. 

Escolha uma plataforma para hospedar o seu infoproduto

Você pode ter um perfil nas redes sociais e vender o seu infoproduto por lá. Contudo, contar com uma plataforma digital para a venda pode otimizar esse processo. 

Essa ferramenta, geralmente, apresenta diversas funcionalidades, entre elas sistema de vendas integrado. Tal fato oferece mais segurança para a transação bancária e pode simplificar o controle das vendas. Dessa forma, sobra mais tempo para você dedicar a outras etapas, como suporte aos alunos e divulgação. 

Há algumas opções no mercado para hospedar infoprodutos. Avalie as características, diferenciais e preço das ferramentas para escolher a ideal. 

Defina o preço do infoproduto

Fazer a precificação de forma correta será essencial para conseguir vender o seu infoproduto e lucrar com isso. Para estabelecer o valor considere alguns fatores como:

  • perfil financeiro do público-alvo;
  • concorrência do seu nicho;
  • custos envolvidos para a produção do conteúdo (divulgação, custos ou comissão das vendas da plataforma digital etc); 
  • qualidade do seu produto. 

Faça a divulgação 

Além de produzir um material de qualidade, é essencial fazer uma boa divulgação. Algumas estratégias que podem ser positivas para isso são: 

  • página de vendas; 
  • redes sociais;
  • programa de afiliados. 

Um dos primeiros passos para a divulgação é definir um título atrativo para o seu produto e criar uma apresentação para incluir na sua página de vendas e redes sociais. 

Além disso, pense na comunicação visual e em textos adequados para despertar o interesse do público, mostrar os diferenciais do infoproduto e como ele pode resolver os problemas de quem o adquirir. 

Participar de um programa de afiliados também pode ser uma boa alternativa para promover o seu infoproduto. Esses canais conectam produtores e afiliados, que realizam a divulgação em troca de comissões na venda.

Essas são as principais dicas sobre como criar um infoproduto! Escolha o nicho e o tema e avalie o perfil do público com atenção para produzir um material relevante e despertar o interesse dele, aumentando as chances de sucesso. 

Gostou do texto? Quer mais dicas sobre infoproduto? Então continue acompanhando as nossas publicações! 

 

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