​​4 motivos para vender cursos online sem sair de casa

Vender cursos online pode ser a melhor solução para você empreender, trabalhar de casa e ter mais qualidade de vida. Saiba mais. 

O empreendedorismo digital ganhou bastante espaço nos últimos tempos, e se você deseja aumentar a sua renda, ou busca uma nova ocupação, vender cursos online pode ser uma boa estratégia! 

É possível fazer isso sem sair de casa e com poucos recursos, sendo necessário, é claro, ter um material de qualidade e internet para entrar em contato com o seu público. Quer saber mais? Então continue a leitura e veja 4 motivos para vender cursos online! 

Por que vender cursos online?

O mercado de cursos online segue aquecido e pode ser uma boa oportunidade para quem deseja atuar no ambiente digital, obter renda sem sair de casa e trabalhar em um horário flexível.

  1. Mercado em alta 

O mercado de ensino a distância segue em constante crescimento. Esse movimento já estava acontecendo há alguns anos o Censo EAD.BR 2016 contabilizou mais de 560 mil alunos em cursos regulares a distância e mais de 1 milhão e 600 mil alunos em cursos livres não corporativos, entre 2014 e 2016. 

Contudo, esse comportamento foi intensificado com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social. A Udemy, plataforma de cursos online, registrou um crescimento global de 425% no número de matrículas nos primeiros meses da pandemia, sendo que houve aumento tanto em cursos para desenvolvimento profissional, quanto por hobbies. 

De acordo com dados do Comscore, o segmento de e-learning no Brasil alcançou mais de 78 milhões de visitantes únicos entre os períodos de março de 2020 e março de 2021. 

Mesmo com a retomada das atividades presenciais, os dados indicam que o mercado de cursos online deve permanecer em alta. Segundo o estudo Mercado de E-learning — Perspectiva Global e Previsão 2021 – 2026, elaborado pela Arizton Advisory & Intelligence, a expectativa é que o setor ultrapasse U$388 bilhões até 2026.

O público já percebeu a praticidade de obter conhecimento nesses canais. Além da oferta de conteúdo, o ensino online apresenta bom custo-benefício e a pessoa consegue estudar onde e como quiser. Ou seja, essa pode ser uma boa oportunidade para empreender.

  1. Possibilidade de atuar em diferentes segmentos

Quem deseja vender cursos online pode fazer isso atuando em diferentes segmentos, pois o interesse do público é diverso. É possível criar e vender conteúdos sobre alimentação, culinária, bem-estar, vida fitness, finanças, entre outros temas. 

Se você tem um conhecimento profundo sobre determinado assunto, esse pode ser o primeiro passo para empreender no ambiente digital. Pense em pessoas que se interessariam por esse tipo de conhecimento e quais as necessidades e expectativas delas para criar um material atrativo e divulgar na rede. 

  1. É possível começar com um baixo investimento

Outro motivo para vender cursos online é que é possível começar na empreitada com baixo investimento. É claro que você precisará de um pouco de recurso financeiro para produzir um material de qualidade, mas em comparação com um curso presencial — que envolve locação de espaço, contratação de equipe, entre outros elementos — as despesas serão bem menores. 

Um dos formatos mais populares de produto digital é o e-book, que deve ser feito com um texto adequado, boa diagramação e fotos para transmitir o seu conhecimento com qualidade e atrair o seu público. 

Outro formato com bastante alcance são as videoaulas. Nesse caso, será necessário pensar em equipamentos para gravação, captação de áudio e cenário. Entretanto, é possível começar de forma simples, com gravação pelo smartphone em casa (em um local com boa iluminação), e aquisição de um microfone para ter um áudio de qualidade e sem interferências. 

  1. Trabalho em horário flexível

Mais uma vantagem em atuar nesse mercado é a possibilidade de trabalhar sem sair de casa e em um horário flexível. Como você não precisará perder tempo com deslocamento, poderá fazer a produção do material e a divulgação no período em que achar melhor. 

Como criar um curso online?

Além de conhecer as principais vantagens em vender cursos online sem sair de casa, é fundamental entender como produzir um material de qualidade. O processo passa por um bom planejamento para escolher o nicho certo, analisar o perfil do público, entre outras etapas. Veja algumas dicas! 

Escolha o nicho 

É possível criar curso online para diferentes segmentos. Hoje em dia, alguns nichos que estão em alta são: negócios, finanças, emagrecimento, relacionamento, beleza e alimentação.

Estabeleça o tema do curso

Você pode trabalhar com um tema específico dentro do seu nicho. Por exemplo, no segmento de finanças, há cursos sobre investimentos em bitcoin, investimento na bolsa, tesouro direto, etc. 

Defina o seu público

Pense em quais pessoas se interessariam pelo seu material e procure conhecer o perfil delas. Qual a faixa-etária, ocupação, renda, principais interesses e necessidades. É muito importante que o seu conteúdo atenda as dores desse público.

Crie um material de qualidade

Faça uma pesquisa aprofundada para buscar referências sobre o assunto e definir tópicos relevantes para o seu curso. Além disso, analise o perfil do público para escolher o formato mais adequado, que pode ser e-book ou audiobook, videoaulas e webinar, por exemplo. 

Levante os recursos para produzir um material de qualidade, tais como equipamentos de gravação, profissionais para edição ou diagramação, entre outros. 

Escolha a plataforma para hospedagem do curso 

Você pode contar com uma plataforma para hospedar e vender cursos online sem sair de casa. Essas ferramentas, geralmente, contam com interface intuitiva e sistema de vendas integrado, o que facilita todo o processo. Existem algumas opções no mercado, tais como Hotmart e Udemy, pesquise sobre essas e outras alternativas para definir a ideal. 

Faça a precificação 

Outra etapa essencial é definir o preço do seu curso. Para isso, considere os custos com produção, hospedagem e divulgação; analise o nicho, a concorrência, o perfil do público e o poder aquisitivo dele, além dos diferenciais do seu curso. 

Realize a divulgação 

Uma boa divulgação será essencial para vender cursos online. Para alcançar esse objetivo, você pode investir em redes sociais, landing page, anúncios pagos e participar de um programa de afiliados. Nesse último caso, você produz o material e outros empreendedores também realizam a venda dele em troca de uma comissão.

Como foi possível perceber, existem bons motivos para vender cursos online sem sair de casa. Contudo, para ter sucesso com a empreitada, é preciso produzir um material de qualidade e relevância para o seu público. 

Quer saber mais sobre empreendedorismo digital? Então continue acompanhando as nossas publicações!

 

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