Saiba como descobrir o custo para abrir empresa e como se preparar financeiramente!
Cada vez mais as pessoas enxergam no empreendedorismo uma oportunidade de trilhar o próprio caminho para o sucesso, abrindo a própria empresa e prestando serviços ou oferecendo produtos que serão referência no mercado.
Entretanto, colocar isso em prática não é simples, visto que é preciso se atentar a uma série de fatores que influenciam no êxito obtido no processo de abertura de empresa.
Neste cenário, um dos maiores desafios está em saber qual o custo para abrir empresa, haja vista que pode variar. Logo, realizar um planejamento financeiro preciso é de vital importância.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo para te orientar em relação a essa questão, apresentando todos os fatores que precisam ser considerados ao abrir empresa.
Custo para abrir empresa – como calcular?
O custo total para abrir empresa consiste na soma de todos os procedimentos necessários para que o negócio possa funcionar, por isso, é algo que varia de empresa para empresa.
Dessa forma, a forma ideal de calcular vai depender das especificidades do seu negócio, como:
- Área de atuação;
- Localização;
- Recursos necessários para funcionar;
- Processo de abertura;
- Capital inicial;
- Investimento em marketing; entre outros.
A forma mais adequada de calcular esse custo é considerando as especificidades do seu negócio, e nós preparamos algumas dicas para te auxiliar com isso.
Mapeie o que é preciso para a empresa funcionar
Essa é a etapa que deve ser feita com cuidado minucioso e provavelmente será a mais demorada, visto que é preciso considerar todos os pontos necessários para que sua empresa funcione.
Ou seja, isso vai desde água e luz até embalagens, equipamentos, funcionários e afins.
Para mapear adequadamente, considere os pontos que mencionamos anteriormente e outros que sejam relevantes para o seu negócio.
Custo de abertura e legalização
Uma série de processos burocráticos precisam ser cumpridos para a abertura de uma empresa, além do suporte de uma contabilidade ser de extrema importância para isso.
Dessa forma, é essencial levantar quais são os custos que serão originados com isso e adicioná-los na somatória.
Reserva financeira
A reserva financeira é de extrema importância para que sua empresa não se junte a tantas outras que fecham as portas nos primeiros anos de existência.
Dessa forma, destine capital para ser utilizado em imprevistos e situações extremas, de forma que você possa manter a sua empresa funcionando e consolidada.
Conte com quem pode te ajudar!
Para que os números da sua empresa estejam impecáveis desde o processo de abertura, bem como para que os trâmites de abertura sejam feitos corretamente, o suporte contábil é fundamental.
E quando se trata de ter o suporte de profissionais contábeis preparados para te auxiliar com tudo isso, você pode contar sempre conosco, da Crescerte!
Nossa equipe estará preparada para dar todo o suporte contábil necessário, sendo uma aliada fundamental para o pleno desenvolvimento da sua empresa.
Portanto, não hesite em nos contatar!