Quais são os indicadores para uma tomada de decisão, com base nos dados contábeis?

Tomar decisões é complicado, principalmente quando se trata de dinheiro. Um erro pode significar deixar a empresa sem recursos para operar, por isso, se você quiser se sentir mais seguro nessa hora, é bom lembrar que pode contar com indicadores financeiros para tomar decisões.

Esses indicadores financeiros realizados com base nos dados contábeis são ferramentas essenciais para medir o sucesso do seu negócio. Com eles é possível acompanhar e mensurar o progresso da sua empresa em relação a objetivos específicos. 

Os indicadores financeiros também permitem que você saiba como está o desempenho das equipes que lidam diretamente com o dinheiro da empresa, e se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado. Os indicadores também fornecem dados concretos que servirão para fundamentar decisões importantes, como investimentos ou cortes de gastos. 

Vejamos agora quais são os principais indicadores financeiros para tomada de decisão que vão te ajudar a monitorar e a entender melhor a saúde financeira da sua empresa. 

Margem Operacional 

A margem operacional é um dos mais importantes indicadores financeiros para tomada de decisão. 

Ela é responsável por medir eficiência operacional da empresa, pois determina quanto da receita líquida é proveniente das suas atividades operacionais. 

Para fazer esse cálculo, é preciso dividir o lucro operacional pela receita líquida de determinado período. 

Assim: Margem Operacional = (lucro operacional / receita líquida) x 100 

Quanto maior a margem operacional, menor serão os custos para cada real vendido. 

Margem de Lucro Líquido 

Esse item calcula a eficácia da sua empresa em gerar lucro real da receita obtida. 

Para chegar à margem líquida, deve-se dividir o lucro líquido da sua empresa dentro de um determinado período de tempo pela receita total do mesmo período. 

Esse indicador financeiro leva em consideração não apenas os custos de venda, mas também os custos fixos, comerciais e operacionais. 

Ele é muito útil para tomar decisões financeiras imediatas e de longo prazo, tanto de operações gerais quanto dos preços dos produtos ou serviços. 

A conta fica assim: Margem de Lucro Líquido = Lucro líquido / Receita Total 

Bem parecida com a margem de lucro líquido, a diferença é que neste indicador considera-se apenas fatores de custos de venda. 

O cálculo é feito pela divisão entre a receita de determinado período subtraída pelo custo de que foi vendido e a receita total. 

Margem de Lucro Bruto 

Ela é mais fácil de ser calculada, mas é menos precisa. Mesmo assim é uma ótima fonte de dados para gestores e diretores financeiros. 

O cálculo é: Margem de Lucro Bruto = (Receita – Custo do Bem Vendido) / Receita 

Índice de Endividamento 

Esse índice faz a relação entre os passivos e os ativos financeiros do seu negócio. 

O endividamento se refere a todas as dívidas obtidas para financiar a sua empresa e a sua capacidade de quitá-las. 

Ao mensurar esse indicador, é possível saber o quanto das atividades da empresa é financiado por terceiros e o quanto é financiado por capital próprio. 

Ainda, se você fizer uma análise histórica desse indicador, você terá acesso a dados sobre o montante de recursos externos utilizados para conduzir a sua empresa. 

Se o endividamento estiver muito alto e crescente, é sinal que você precisa ficar mais atento ao crédito, pois os juros da dívida podem ser bastante prejudiciais à liquidez do seu negócio. 

A fórmula para calcular esse índice é: IE = (Passivo / Ativo) x 100 

Se o índice de endividamento da sua empresa for de 25%, isso significa que ¼ dos seus ativos financeiros são financiados por terceiros e 75% por capital próprio. 

Ticket Médio 

Por fim, temos o ticket médio, que é um indicador do valor médio de cada venda em determinado período, ou seja, ele nos mostra o quanto cada cliente gastou na sua loja. 

Esse indicador é importante para que se possa aprimorar as estratégias de venda e de marketing, e também para que se possa definir a necessidade de investir em treinamento dos colaboradores ou rever a política de preço de venda. 

Para chegar ao ticket médio, é preciso somar o faturamento de todas as vendas e dividir pelo número total de vendas. 

Retorno sobre Investimentos e Indicadores de Rentabilidade e Giro do Ativo 

O ROI (Retorno sobre Investimento) é um indicador muito importante pois é por meio dele que se avalia se as ações executadas pela sua empresa estão trazendo os resultados esperados. 

Com ele, a administração poderá avaliar desde o retorno com o marketing até a viabilidade ou não do negócio em se manter operante. Para conseguir essa informação é preciso dividir o lucro líquido pelos investimentos realizados. 

Esse indicador deve ser usado de forma apropriada, pois com ele você pode guiar a empresa rumo ao sucesso e tomar decisões mais pontuais e objetivas, ou até realizar uma reorientação de processos. 

Já os indicadores de rentabilidade e giro do ativo estão associados aos ativos da empresa. 

O primeiro mede a capacidade da empresa em transformá-lo em lucro, que é um dos principais objetivos de qualquer gestão. Já o giro do ativo, determinará quantas vezes a sua empresa recuperou os valores do ativo por meio das vendas, e com esse indicador você fará uma análise mais quantitativa, sabendo quantas vendas realizou. 

Então, quanto mais alto for esse índice, mais a sua empresa está vendendo. 

A quem interessa os indicadores financeiros?

As partes interessadas podem ser o Estado (a União, as prefeituras e a Secretaria da Fazenda Estadual), acionistas ou quotistas, clientes, credores, concorrentes, gestores, funcionários e demais pessoas físicas ou jurídicas que estejam interessadas no desempenho da empresa.

Por isso é tão importante realizar a medição desses dados de maneira correta, seguindo as dicas e as fórmulas que mencionamos ao longo deste artigo.

Todos os indicadores financeiros contábeis são fundamentais para que a gestão tenha uma visão completa do negócio e todos eles facilitam muito o processo de tomada de decisões. Para que seja realizado de maneira eficiente, é fundamental contar com o suporte de um bom escritório de contabilidade que dará todo o suporte de uma consultoria especializada.

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