Se você é nutricionistas e está pensando em abrir seu próprio consultório ou prestar serviços em uma clínica de estética ou academia, pode ter certeza que esse artigo lhe ajudará bastante!
Certamente você domina quando o tema é nutrição, mas o cenário muda quando se trata de questões contábeis e legais, correto?
Não é preciso ter vergonha! É muito comum que empreendedores necessitem de profissionais especializados para ajudar com burocracia, papelada e impostos!
Mas por mais complicado que seja, é fato que seu consultório precisa estar com a documentação em dia e você precisa dormir tranquilo, com a certeza de estar com uma gestão financeira eficiente.
Afinal uma desorganização contábil pode gerar não só multas como muitos prejuízos para o seu negócio.
Vamos entender melhor como organizar tudo isso? Confira nosso artigo de hoje!
Quais são as exigências legais?
Muito se engana quem pensa que para abrir um negócio ou um consultório é só alugar uma sala e instalar os equipamentos.
A primeira coisa a se fazer é garantir que a atividade seja legal e para isso o profissional deve estar devidamente habilitado e ter registro ativo no CFN (Conselho Federal de Nutricionistas).
Para funcionar, é preciso tirar um alvará de funcionamento e criar um CNPJ, e é preciso prestar contas ao imposto de renda sobre suas receitas por meio de notas fiscais.
Para que tudo isso seja feito de forma correta, a primeira coisa a se fazer é procurar um contador para que ele te auxilie na escolha de um regime tributário, e te apoie nas questões financeiras, gerenciais e administrativas.
Afinal, um profissional de nutrição tem sempre a agenda lotada, não é mesmo? Enquanto lida com seus pacientes, é muito mais interessante ter profissionais cuidando de suas finanças.
Uma boa gestão financeira pode impactar no atendimento dos pacientes de nutricionistas?
A contabilidade não deve ser tratada apenas como atividade responsável pelo pagamento de débitos e pela folha de pagamento, ela é uma ferramenta estratégica para manter seu negócio com força no mercado.
Ela conseguirá lhe fornecer dados para você verificar se a clínica tem saldo positivo ou negativo, ou seja, se apresenta lucros ou prejuízos. Com isso, as tomadas de decisão serão proativas ao invés de reativas.
Após a identificação de possíveis falhas na administração, o primeiro passo é providenciar o investimento em melhorias nos produtos e serviços que vão resultar em impactos diretos para melhorar o atendimento do cliente.
Alguns nutricionistas optam por atuar como autônomos, mas essa não é a melhor decisão a se fazer, pois a carga tributária das pessoas físicas pode chegar a 27,5%.
Já se você abrir uma empresa, você poderá pagar uma alíquota menor de impostos e ainda poderá emitir nota fiscal dos seus serviços prestados, o que vai abrir um leque de possibilidades para prestação de serviços. Muitas agências de publicidade, por exemplo, intermediam contratos de publicidade com nutricionistas que possam emitir nota fiscal.
Academias e empresas de suplementos esportivos também contratam profissionais que emitem nota fiscal, pois eles também tem benefício fiscal em cima disso.
Além disso, ter uma empresa dá possibilidade de contratar planos com preços mais acessíveis como planos de saúde, telefonia e garante maior credibilidade no mercado pois passa maior segurança para o seu cliente e para os contratantes.
Separe a pessoa física da pessoa jurídica
O primeiro passo quando você deseja empreender e abrir um CNPJ é a consciência de que você deverá separar as contas de pessoa física da pessoa jurídica. Se você não tem esse controle é importante começar o quanto antes e realizar a contabilidade da sua atuação como pessoa jurídica, porque a escrituração contábil da sua empresa é um procedimento obrigatório.
Principalmente quando a empresa é pequena, não tem funcionários, o empreendedor acaba pagando uma conta aqui outra ali com a conta da empresa, mas isso depois vira uma bola de neve sem tamanho.
Separe as contas e veja um controle financeiro muito mais efetivo.
Defina o regime tributário da sua empresa
Outro ponto importante quando falamos de contabilidade para profissionais de nutrição é a escolha do regime tributário. Essa escolha deve ser feita no momento da abertura da empresa.
São três as opções:
- Simples nacional: mais indicado, por ser um regime simplificado para micro e pequenas empresas
- Lucro presumido: uma boa opção também para clínicas de nutrição
- Lucro real: indicado para grandes empresas e não para pequenos negócios.
É importante falarmos que um nutricionista não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), por ser uma profissão regulamentada por um conselho de classe profissional e isso se aplica a todas as profissões regulamentadas e fiscalizadas por conselhos.
Principais vantagens em contratar uma contabilidade especializada em nutricionistas
Quando contratamos um contador que já teve experiência com diversos outros nutricionistas dos mais variados nichos, isso faz total diferença tanto no atendimento quanto na gestão financeira do seu negócio.
Outra vantagem é que seu imposto é calculado de forma correta e com o código correto. Há alguns nutricionistas que tentam calcular e pagar o imposto por conta própria e por fim acabam fazendo o cálculo errado e colocam o código errado. A apuração de tributos é um trabalho técnico e deve ser feita por um profissional experiente. Evite ter esse tipo de problemas!
Caso a Receita Federal identifique a ausência de pagamento de imposto e caracterize uma omissão de rendimentos, você pode sofrer multas de no mínimo 75% do valor do imposto. Então, para que arriscar, não é verdade?
Além disso, com uma contabilidade especializada, você recebe orientações corretas de uma equipe atualizada que conhece as normas tributárias específicas que vão girar em torno da atividade que você está exercendo.
Se você tiver que contratar um funcionário também, como uma recepcionista por exemplo, a contabilidade também te ajudará com a folha de pagamento e o recolhimento correto dos impostos, que são bem complexos para quem não tem muita intimidade com o dia a dia de uma rotina contábil.
Depois de conhecer todas essas vantagens, ficou claro a necessidade de contratar uma contabilidade especializada, não é mesmo?
Conta a2 Contabilidade e Gestão!
Se você precisa de uma equipe de gestão contábil especializada no seu tipo de negócio, que faça todo o trabalho por você e te ajude a gerir melhor sua empresa, nós, da Conta a2 estamos prontos para apoiar você na gestão contábil do seu empreendimento. Então, não perca tempo e entre em contato clicando no botão abaixo!