Descubra quais são as boas práticas de gestão de negócios que você pode adotar para promover o sucesso do seu consultório.
Você enfrenta problemas na gestão de negócios para seu consultório? Esse é um desafio para muitos profissionais da saúde. Na prática vemos os custos operacionais aumentando na mesma medida que as expectativas dos pacientes. Por isso, é preciso ter muita atenção para construir um caminho de sucesso em longo prazo.
A gestão de negócios eficaz permite que o consultório consiga implementar um atendimento centrado no paciente, levando em consideração a utilização racional dos recursos. Neste artigo, veremos 6 boas práticas que você pode adotar para colocar isso em prática.
1. Concentre-se em seu paciente
Focar no seu paciente não significa mais apenas dar-lhe tratamentos, consultas e medicamentos. Embora a parte do tratamento seja definitivamente crucial, o foco no paciente significa muito mais.
O que os pacientes também buscam é cuidado e preocupação genuínos, respeito e privacidade dos médicos e da equipe clínica. Mostre que você se preocupa com suas condições, comunique-se com eles sobre o processo de tratamento e tente entender o que eles estão passando.
É verdade que fornecer tratamentos de alta qualidade para curar o paciente é seu trabalho e prioridade, mas você não pode simplesmente negligenciar os outros aspectos da experiência do paciente. Se eles se sentirem desrespeitados ou insatisfeitos com a experiência, irão apenas procurar outros profissionais. Ou pior, podem deixar uma avaliação ruim de seu consultório na internet – causando danos à sua reputação.
2. Estabeleça um sistema de agendamento eficaz
A gestão de negócios para um consultório é um ato de equilíbrio entre fornecer atendimento ao maior grupo possível de pacientes sem comprometer o tempo de atendimento aos pacientes. Avaliações e reformas periódicas do processo são incentivadas para atingir esse equilíbrio.
O ideal é se afastar dos sistemas de agendamento manual de consultas e investir em um sistema de agendamento robusto. Uma boa programação pode aumentar a carga de pacientes e minimizar o “espaço morto” causado por compromissos sobrepostos e não comparecimentos.
O longo tempo de espera sempre foi a principal preocupação para os pacientes e também é o principal fator que levou aos pacientes insatisfeitos e à experiência ruim. Este é especialmente o caso se o paciente estiver sentindo desconforto ou dor. O gerenciamento eficaz de filas e o sistema de agendamento podem ajudá-lo a gerenciar consultas imediatas e agendadas, reduzindo significativamente o tempo de espera do paciente e suas reclamações. Quando os pacientes estão satisfeitos e felizes, seu trabalho será muito mais fácil.
3. Gerencie e trate bem sua equipe
A gestão eficiente da equipe e a satisfação da sua equipe são cruciais para melhorar a produtividade da sua clínica. Afinal, as equipes são mais produtivas quando estão felizes.
A produtividade na área da saúde pode ser definida como tempo, atenção e qualidade do atendimento. Com base nessa lógica, 5 fatores podem desempenhar um papel no aumento da produtividade no seu consultório:
- Estar presente: garantir a presença dos membros da equipe de forma regular nas atividades
- Estar no lugar certo: alocar corretamente os profissionais quando necessário
- Estar no momento certo: encontrar o equilíbrio das tarefas da equipe com a carga de trabalho
- Fazer a coisa certa: ser mais responsivo às necessidades do paciente e tirar o melhor proveito das habilidades e competências dos trabalhadores
- Fazer coisas diferentes: treinamento, gerenciamento e funções aprimoradas, etc.
4. Crie uma presença online
O espaço online é uma das melhores táticas para expandir seus negócios. Seu consultório precisa que os pacientes cresçam e a maneira de atrair novos pacientes é ter uma forte presença online. Afinal, um número significativo de pessoas procura prestadores de serviços de saúde online, dependendo muito de avaliações online para fazer sua escolha.
Além disso, cerca de 89% das pessoas pesquisam seus sintomas de saúde no Google antes de consultar um profissional de saúde. Portanto, se você tiver um site atualizado regularmente que contenha postagens de blog educacionais e respostas a perguntas frequentes sobre saúde, é provável que eles acessem o seu site, obtenham as informações relevantes e entrem em contato com você ou marque uma consulta.
5. Motive sua equipe
Ter uma equipe feliz se traduz em ter pacientes felizes, porque a equipe é responsável pelo atendimento otimizado ao paciente – que é a principal razão pela qual os pacientes voltam a procurá-lo.
Aqui estão algumas dicas sobre como motivar sua equipe:
- Promova um ambiente de equipe. Sua equipe trabalhará de forma mais produtiva se sentir que faz parte de uma equipe maior do que ela. Promova um ambiente organizado, acolhedor e preze pela união.
- Dê voz à equipe. Isso pode ser feito criando um caminho fácil para fornecer feedback
- Elogie sua equipe. Quando um membro da equipe lida com um encontro complicado com um paciente ou faz de tudo para implementar um novo fluxo de trabalho, certifique-se de agradecê-lo pelo trabalho bem executado
- Agende reuniões individuais. Pesquisas em ciências comportamentais mostram que a atenção da liderança pode ser um poderoso motivador para os funcionários
6. Preze pela boa gestão financeira
Uma boa saúde financeira é um dos principais fatores de uma boa gestão de negócios. Essa é uma verdade para empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação – incluindo um consultório médico.
Para isso, é importante ter um controle sobre as despesas operacionais de todas as áreas da clínica e também sobre as receitas geradas mensalmente. Com base nesse controle, você terá uma visão mais clara sobre o fluxo de caixa e lucratividade obtida.
Veja algumas dicas que podem ajudá-lo nesta atividade:
- Tenha um controle adequado do seu fluxo de caixa;
- Não misture contas pessoais e profissionais;
- Automatize processos internos;
- Tenha um bom planejamento financeiro;
- Registre todas despesas e receitas;
- Use um bom sistema para facilitar os controles financeiros;
- Conte com o auxílio do seu escritório de contabilidade.
A gestão de negócios é um fator determinante para o seu sucesso no mercado. E o escritório de contabilidade pode se tornar seu grande aliado para uma gestão campeã. Descubra como a Conta a 2 pode ajudá-lo a otimizar os seus resultados!