Confira uma série de dicas para estruturar ações eficientes de marketing para médicos e conquiste sucesso com o público.
Sem pacientes, você não tem como exercer a prática médica. Mas atrair novos pacientes não acontecerá automaticamente. Neste momento, é fundamental investir em marketing para médicos.
Isso significa que você terá que encontrar maneiras de alcançar seu público-alvo, chamar sua atenção, fazê-los agendar uma consulta e fazer com que voltem ao seu consultório. E, para que tudo isso aconteça, você precisa de um plano sólido de marketing para médicos que seja direcionado ao seu público-alvo e que atenda às suas necessidades específicas de crescimento.
Um plano de crescimento com foco em marketing para médicos pode parecer um pouco assustador, mas não se preocupe! A boa notícia é que você não precisa de uma equipe de profissionais de marketing para trazer novos pacientes. Com as dicas que preparamos para você é possível conquistar ótimos resultados!
7 dicas de marketing para médicos
1. Pesquise você mesmo no Google
Antes de começar a construir uma estratégia de marketing para médicos, pesquise por si mesmo no Google. Essa simples ação vai ajudá-lo a ter uma ótima noção de como as pessoas estão vendo você na internet.
Na área médica, a indicação é uma ótima forma de atrair novos pacientes, certo? No entanto, você nunca deve subestimar o potencial de um paciente de pesquisar seu nome online. Imagine que um amigo lhe fale sobre um novo par de sapatos que ele adora – você realmente consideraria comprar os sapatos sem dar uma segunda olhada no preço ou estilo?
Qualquer paciente encaminhado a você tem o potencial de pesquisar seu nome antes de agendar sua consulta. Por isso, certifique-se de dar uma olhada em sua presença online e se ver através dos olhos de alguém que está pesquisando sobre você. Isso lhe dará uma ideia de por onde começar ao criar sua estratégia digital.
2. Envolva-se com seus seguidores nas redes sociais
Muitos profissionais médicos subestimam o poder das mídias sociais para sua prática, mas lembre-se de que os pacientes usarão a internet para pesquisar sobre os seus serviços.
Você também deve compartilhar conteúdos que fornecem dicas, informações e notícias dentro da sua área de atuação. Essa interação com o público certamente pode ajudá-lo a ser notado por mais pessoas e conquistar novos pacientes.
3. Explore o marketing de conteúdo
Não importa o quão forte seja sua estratégia de marketing, se seu conteúdo não for poderoso, você não causará impacto. A regra de marketing para médicos é que se você deseja que o público-alvo perceba sua marca, você precisa se posicionar como um especialista que pode resolver seus problemas.
No entanto, não se limite a conteúdos que apenas respondem a perguntas ou resolvem problemas. Em vez disso, ofereça conteúdo que informe e eduque seu público-alvo sobre as últimas notícias e atualizações de saúde.
4. Crie um site completo e responsivo
Um site com todas as informações que seus pacientes precisam saber sobre seus serviços e agendamentos pode fazer toda a diferença para conquistar mais pacientes. Mais do que isso, é importante que você foque na criação de um site responsivo.
Um site responsivo é aquele que se ajusta automaticamente ao tamanho de uma tela, de modo que a experiência é a mesma para usuários acessando por meio de computador, tablet, telefone ou qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, todos podem ter uma ótima experiência navegando pelas suas páginas.
5. Otimize os resultados em mecanismos de busca
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma ferramenta poderosa para colocar seu consultório médico no topo dos mecanismos de pesquisa. Afinal, essa é a melhor forma de ser notado pelo seu público.
Uma grande parte do SEO envolve o uso de frases e palavras-chave ideais para que o Google possa entender seus serviços e classificar os termos de pesquisa adequados, relevantes e pertinentes. Mas este é apenas o começo das práticas recomendadas de marketing para SEO, que também incluem:
- Obter backlinks de sites de saúde confiáveis
- Gerenciamento do mapa do site
- Reivindicar seu site no Google Meu Negócio
- Enviar seu site para o Google
6. Dê atenção a seus pacientes atuais
As indicações boca a boca desempenham um ótimo papel no marketing para médicos. Por isso, essa é uma tática que pode fazer parte de sua estratégia. Veja algumas dicas para manter seus pacientes satisfeitos e obter boas indicações:
- Acompanhe os pacientes após uma consulta ou procedimento para ver como eles estão.
- Pergunte sobre as famílias dos seus pacientes ou envie cartões de aniversário com um toque personalizado.
- Envie e-mails ou lembretes por Whatsapp para consultas de acompanhamento e faça o que puder para manter um relacionamento com a saúde.
Os pacientes sempre apreciarão que você dedicou seu tempo e podem fazer questão de recomendar o seu consultório médico para seus amigos e familiares.
7. Coordene as ações de marketing com as finanças
Para colocar em prática das ações de marketing para médicos é essencial que tenha um orçamento dedicado para isso. Afinal, você não deseja passar por dificuldades financeiras ou comprometer a qualidade dos atendimentos prestados para conseguir viabilizar as ações de marketing, certo?
Um consultório médico deve buscar o equilíbrio entre todas suas áreas – desde o atendimento dos pacientes até as atividades administrativas. Para que isso seja colocado em prática, o gerenciamento das finanças é fundamental.
A boa notícia é que você não precisa encarar isso sozinho. Com um bom escritório de contabilidade como aliado torna-se mais fácil controlar a saúde financeira e gerenciar suas atividades médicas. A partir disso, você poderá executar as ações de marketing para médicos com tranquilidade e eficiência!
Você gostou das dicas para fazer um bom marketing para médicos? Quer dominar as finanças para alavancar suas atividades? Então descubra como a Conta a 2 pode ajudá-lo!