Em geral, sabemos que a gestão financeira de uma empresa é muito importante. Afinal, é de lá que podemos administrar as entradas e saídas do negócio, a fim de mensurar se a marca está efetivamente lucrando ou tendo prejuízos em sua atuação no mercado.
No entanto, para ter um setor financeiro, é necessário a contratação de funcionário e de gastos com infraestrutura adequada para essa atividade. Por isso, surge a ideia de terceirizar esse setor, a fim de que a empresa tenha mais tempo, fluidez e redução de custos — tanto pelo funcionário e tudo que envolve a sua atividade relacionada à gestão financeira.
Por esse motivo, neste post nós iremos abordar esse assunto e entender qual é a melhor solução a ser tomada nesses casos: terceirizar ou contratar? Continue lendo o artigo e tire suas dúvidas.
Boa leitura!
Vale a pena contratar funcionário ao invés de terceirizar o serviço financeiro?
Antes de tudo, devemos entender que, nos contextos atuais, realizar a contratação de um colaborador pode ser financeiramente mais pesado do que optar pela terceirização de serviços financeiros.
Além de arcar com os custos de INSS, Salário, Férias, FGTS, Alimentação, Vale Transporte, e entre outros benefícios e serviços, a empresa ainda deve estruturar um setor específico para que esse funcionário possa entregar suas atividades financeiras pertinentes.
Portanto, os custos não envolvem somente aos encargos que um funcionário comum possui, mas como também nos gastos de uma infraestrutura adequada para esse trabalho, envolvendo espaço, tecnologia, maquinário e instrumentos necessários para a condução dessas atividades.
Por outro lado, quando optamos pela terceirização de serviços financeiros, podemos perceber que a empresa paga apenas um valor mensal — como se fosse um pacote — com os itens (atividades financeiras) incluídas no valor. Logo, a corporação não precisa se preocupar com gastos extras, a não ser o valor combinado em contrato.
Principais vantagens e benefícios da terceirização financeira
Se você deseja optar por terceirizar seus serviços financeiros, podemos enumerar outros benefícios e vantagens importantes. Confira abaixo quais são eles:
1. Redução de custos
Conforme vimos no tópico anterior, para contratar um funcionário para essa atividade, envolve encargos CLT e gastos com infraestrutura para que a demanda seja realizada.
Por outro lado, quando simplesmente optamos por terceirizar esse serviço, pagamos apenas um valor mensal, com as atividades financeiras acordadas em contrato — mediante necessidade da empresa. Com isso, reduzimos drasticamente os custos e tornamos o nosso fluxo de caixa ainda mais sustentável.
2. Gestão mais otimizada
A partir do momento em que entregamos atividades financeiras empresariais para uma marca terceirizada, sabemos que ela contará com profissionais competentes e altamente capacitados na área. Logo, a gestão financeira torna-se muito mais otimizada e eficiente.
Com base nisso, os colaboradores poderão realizar suas atividades de maneira mais fluida, e o melhor de tudo, poderão ter mais tempo para focar em outros exercícios laborais, e possivelmente, implementar novos para gerar mais competitividade da marca no mercado.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe as inúmeras vantagens e benefícios de terceirizar o financeiro da sua empresa, ao invés de realizar a contratação de funcionários, que tal conhecer os nossos serviços?
Conta a2: Terceirização e Controle de Movimentações Financeiras.
O seu negócio precisa do controle de movimentações financeiras e você não tem tempo de criar um sistema ou contratar alguém especializado para cuidar de uma área tão importante de sua empresa?
Através dos serviços e tecnologia da Conta a2, você poderá ter controle sobre todas as movimentações financeiras do seu negócio sem precisar contratar um funcionário caro, por ser especializado em finanças. Então, não perca tempo e entre em contato clicando no botão abaixo!