5 dicas que vão ajudar você a manter uma gestão do fluxo de caixa efetiva

Manter uma boa administração do fluxo de caixa da sua empresa é um dos segredos para ter um negócio de sucesso 

A gestão efetiva do fluxo de caixa costuma ser um grande desafio para os gestores, independente do tamanho e do segmento da empresa.

Você é um dos gestores que sentem dor de cabeça quando se fala em gerir seu fluxo de caixa? 

Então o artigo de hoje vai ajudá-lo!

Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a gestão do fluxo de caixa e apresentar 5 dicas/boas práticas para que vão auxiliá-lo nesse processo.

Acompanhe!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa representa todas as movimentações financeiras do empreendimento, ou seja, todas as entradas e as saídas do caixa. 

Dessa forma, trata-se de um ferramenta fundamental para a gestão financeira empresarial, tendo em vista que permite a organização e o controle das finanças de uma empresa, apresentando suas receitas e suas despesas.

Desse modo, é fundamental que o fluxo de caixa seja bem-gerido, mas sobre esse assunto, vamos falar um pouco mais a seguir.

E se você deseja saber um pouco mais sobre o fluxo de caixa, pode acessar os artigos que separamos:

Qual a importância da gestão efetiva do fluxo de caixa?

A gestão do fluxo de caixa consiste em um conjunto de ações estratégicas para organizar, controlar e administrar as movimentações financeiras da sua empresa.

Um fluxo de caixa bem-gerido permite que seja realizado um diagnóstico financeiro da empresa, apresentando as despesas que ela possui, os gastos desnecessários, as principais fontes de receitas e o que precisa gerar mais lucro etc.

Diante disso, podemos citar como principais benefícios de manter uma boa gestão do fluxo de caixa:

  • Maior compreensão da realidade financeira;
  • Possibilidade de fazer previsões de lucros e custos;
  • Redução de custos desnecessários;
  • Tomar decisões mais acertadas;
  • Planejamentos mais estratégicos;
  • Maior controle financeiro;
  • Maior proteção contra desvios e fraudes;
  • Monitoramento da situação financeira a curto, médio e longo prazo.

Por outro lado, caso haja uma má administração do fluxo de caixa, a sua empresa pode sofrer graves consequências.

O que ocorre se houver erros na gestão do fluxo de caixa?

Manter uma má administração do fluxo de caixa pode trazer graves prejuízos para a sua empresa, sendo os principais:

  • Perder o controle financeiro;
  • Não conhecer a realidade financeira da empresa;
  • Acabar gastando mais do que fatura;
  • Acumular dívidas;
  • Queda da lucratividade;
  • Maiores riscos de desvios e fraudes;
  • Dificuldade para honrar pagamentos, como o salários dos funcionários e o pagamento de fornecedores;
  • Maior risco de falência.

Logo, não importa o tamanho e o segmento da sua empresa, você não pode negligenciar a gestão do fluxo de caixa.

No entanto, sabemos que não se trata de uma tarefa fácil. Por isso, separamos, a seguir, 5 dicas que são ótimas práticas para você manter uma gestão do fluxo de caixa efetiva e evitar prejuízos financeiros. Confira!

5 dicas para ter uma boa gestão do fluxo de caixa

1. Não misture as contas da empresa com as contas pessoais

Sabemos que essa dica pode parecer óbvia, mas muitos empreendedores ainda cometem o erro de misturar as contas pessoais e empresariais, o que irá dificultar a realização do diagnóstico financeiro e impedir que você tenha o real controle e transparência das suas finanças. 

Por isso, é fundamental que exista uma conta específica para a empresa, não devendo haver retiradas pessoais. 

Para deixar tudo mais claro e organizado, defina o seu pró-labore, ou seja, o seu salário, o valor que você poderá retirar para pagar os seus serviços.

2. Registre todas as movimentações financeiras diariamente

A fim de que as informações do fluxo de caixa sejam mais precisas e assertivas, é fundamental que você mantenha os registros atualizados, de preferência diariamente. Assim, será possível acompanhar as movimentações financeiras em tempo real.

Além disso, é importante que você separe as despesas das receitas e identifique o dia e o horário das movimentações, bem como suas origens e seus destinos.

3. Não ignore valores pequenos

Repita comigo: todos os valores importam! Até os centavos devem ser registrados, pois qualquer valor, por menor que seja, irá interferir na hora da elaboração dos relatórios financeiros e na hora da análise. Diante disso, não negligencie os valores pequenos!

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Realizar todas essas anotações no papel, além de demandar mais tempo, propicia erros e perdas. Dessa forma, utilize a tecnologia a seu favor para realizar a gestão do fluxo de caixa.

Você pode utilizar planilhas no Excel e programas de armazenamento em nuvem, ou mesmo softwares específicos para o controle do fluxo de caixa.

Dessa maneira, além de otimizar tempo e reduzir a chance de erros, você ainda reduz a possibilidade perda desses dados, pois eles serão salvos em nuvem. Assim, você terá maior segurança!

5. Analise os dados obtidos

Não adianta ter todos os dados em mãos se você não souber como utilizá-los a seu favor. Sendo assim, é fundamental que você saiba interpretar os dados obtidos para que eles sejam utilizados como guias para tomadas de decisões estratégicas em prol do crescimento e do desenvolvimento da sua empresa.

Agindo nesse sentido, você será capaz de identificar as atividades que mais geram receitas para o negócio, as atividades que precisam ser repensadas ou que precisam de investimentos para trazer um maior retorno, as despesas em excesso e que precisam ser reduzidas e/ou cortadas…

Dica bônus: tenha o suporte especializado da Conta A2!

Se você achou o processo até aqui um pouco complexo, temos uma boa notícia para você. É que você não precisa e nem deve realizar esse processo sozinho.

Isso porque nós, da Conta A2, somos uma contabilidade com expertise em gestão contábil e com uma vasta experiência na prestação de serviços contábeis, fiscais, tributários, societário, de departamento pessoal e muito mais para empresas de diferentes portes e segmentos.

Sendo assim, temos a experiência, a expertise e a tecnologia de que você precisa para manter uma boa gestão do fluxo de caixa e para manter a sua empresa organizada, saudável, lucrativa e em plena conformidade com a lei.

Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco agora mesmo para que você possa aproveitar as vantagens de contar com o nosso suporte especializado.

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA A SUA EMPRESA!

Summary
5 dicas que vão ajudar você a manter uma gestão do fluxo de caixa efetiva
Article Name
5 dicas que vão ajudar você a manter uma gestão do fluxo de caixa efetiva
Description
A gestão efetiva do fluxo de caixa costuma ser um grande desafio para os gestores, independente do tamanho e do segmento da empresa.
Author
Publisher Name
Conta a2
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Saiba o que é e como escolher o regime tributário…
Cresta Posts Box by CP