Confira os principais cuidados para abrir empresa em sociedade e garanta tranquilidade em sua gestão
O empreendedor possui uma série de dúvidas no que diz respeito aos aspectos para a abertura e legalização de empresas.
Tais questionamentos são normais por ser a primeira vez em que um novo empresário passa a lidar com os trâmites burocráticos que fazem parte do empreendedorismo.
Diante de tantas perguntas, certamente uma delas é com relação a abrir empresa em sociedade, afinal, será mais vantajoso investir em um negócio desse modelo ou encarar tudo sozinho?
Estamos aqui justamente para te mostrar os prós e contras de um negócio com sócios e, por isso, recomendamos que você continue conosco para que a sua decisão possa ter a assertividade que você tanto precisa para iniciar a sua empresa com o pé direito.
Portanto, sem mais floreios, tenha uma excelente leitura!
Abrir empresa em sociedade: entenda os prós e contras
Ao abrir empresa em sociedade é possível encontrar uma série de tipos empresariais disponíveis, como por exemplo:
- Sociedade Cooperativa;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Limitada;
- Sociedade em Nome Coletivo;
- Sociedade Anônima; entre outras.
Mas será que ter uma empresa com sócios é, realmente, a melhor opção para você?
Antes de qualquer coisa é preciso avaliar se o negócio que você pretende abrir está ligado a uma habilidade sua e um propósito forte, ou seja, se ele reflete a realização de um sonho seu.
Repare que falamos de algo bastante específico da sua vida, então se pergunte se você gostaria de compartilhar todo esse propósito com terceiros.
Ter sócios, no final das contas, representa:
- Divisão de ideias;
- Gerenciar em conjunto;
- Dividir custos e lucros;
- Ter atribuições distintas;
- Cobrar resultados – assim como estar sujeito a cobranças.
O mais importante é ter em mente que, para abrir empresa em sociedade, será necessário elaborar um contrato social que contenha todos os detalhes do negócio, assim como os direitos e deveres de cada sócio para que todos estejam devidamente resguardados.
Ter o apoio de uma contabilidade é crucial
Saber que existem vários tipos empresariais é um passo importante para abrir empresa em sociedade, mas é imprescindível entender que há uma série de normas e legislações que culminam em características distintas para cada tipo de negócio existente no país.
Com isso, é inegável que ter o apoio de um profissional contábil é uma ação que garante decisões assertivas e ações muito mais práticas e rápidas.
Também não podemos esquecer que com o apoio desses especialistas não é preciso lidar com toda a burocracia para abertura e legalização do seu negócio, o que representa uma enorme vantagem para que você concentre o seu foco nas questões relacionadas à sua atividade central.
Conte com a Crescerte!
Nós, da Crescerte, somos uma contabilidade especializada em abertura e legalização de empresas em sociedade e, por isso, estamos mais que preparados para cuidar de todos os detalhes do seu novo negócio para que você possa iniciá-lo com zero preocupações.
Conosco, você terá uma equipe de profissionais altamente capacitados à sua disposição para prestar todo o auxílio necessário, não apenas nos trâmites de abertura, mas também na continuidade da gestão contábil da sua empresa.
Portanto, não hesite em nos contatar para saber mais sobre como podemos te ajudar!
Abrir empresa em sociedade!