Sem um planejamento tributário, a sua empresa está suscetível a pagar muito mais do que deve ao Governo!
Entenda como funciona o planejamento tributário e a importância dele para a plena conformidade da sua empresa com os menores custos tributários possíveis
Se a gestão da sua empresa tem enfrentado problemas com uma alta carga tributária, é hora de agir e entender o que pode ser feito para resolver essa situação…
É de conhecimento comum que a tributação brasileira é repleta de especificidades e complexidades, isso sem falar nos altos valores de alíquotas que precisam ser arcados pelos empresários.
Com isso, comumente, muitos empresários acabam pagando mais impostos do que realmente devem ou tendo problemas com o Fisco, por acabar deixando alguma obrigação tributária passar.
Porém, tudo isso pode ser resolvido com apenas uma coisa, que é justamente sobre o que vamos falar ao longo deste artigo.
Planejamento tributário – A solução para a completa conformidade empresarial
O planejamento tributário é uma ferramenta de suma importância para todas as empresas, pois, é por meio dele que se torna possível identificar qual o enquadramento tributário mais adequado.
Com isso, diversos benefícios são promovidos, como:
- Menores custos tributários;
- Cumprimento dos prazos;
- Escolha do regime tributário mais vantajoso;
- Conformidade e regularidade empresarial.
Ou seja, já ficou claro como é algo importante, não é mesmo?
Porém, desde já precisamos salientar que a elaboração de um planejamento tributário eficiente demanda o suporte de profissionais contábeis preparados para cuidar de tudo isso para você.
Sendo assim, agora vamos falar sobre como, de fato, funciona um planejamento tributário.
Funcionamento do planejamento tributário
A elaboração deste planejamento demanda uma análise precisa sobre cada mínimo detalhe da sua empresa, para que seja algo assertivo e que realmente ofereça todos os benefícios que mencionamos anteriormente.
Sendo assim, os passos para a elaboração de um planejamento tributário são:
- 1º Passo: estudo completo da empresa, ou seja, atividade exercida, porte, faturamento e afins.
- 2º Passo: análise da natureza jurídica, apesar de ser também uma especificidade da empresa, é algo que demanda atenção a mais porque, a depender da natureza jurídica, já tem um regime tributário em que o enquadramento é o automático, como é o caso de MEIs.
- 3º Passo: escolha do regime tributário, com base na análise profunda realizada nos passos anteriores e estudo de como seria em cada regime tributário, é possível concluir qual oferece maiores vantagens.
- 4º Passo: elaboração do plano tributário, aqui é planejado como usufruir de todos os benefícios do regime e da legislação tributária, com o intuito de facilitar e diminuir os custos tributários.
- 5º Passo: revisão periódica, pois, o planejamento tributário precisa acompanhar as mudanças e crescimento da sua empresa.
Com esses passos, nasce um planejamento tributário preciso e pensado na sua empresa.
Garanta um planejamento tributário impecável para o seu negócio
Esperamos que, após todo esse conteúdo, tenha ficado muito claro como essa ferramenta é indispensável em seu negócio…
E se você quer um planejamento tributário completamente eficiente, você já está no lugar certo para conseguir isso!
Nós, da Crescerte, dispomos de um time preparado para dar todo o suporte que você precisa e elaborar um planejamento minucioso para você.
Basta entrar em contato com nossos especialistas, estamos sempre prontos para te atender.